A realização da necropsia é uma das formas mais eficazes de chegarmos a um diagnóstico, que por muitas vezes não é preciso na clínica. A necropsia ainda é muito negligenciada na veterinária, isso acaba levando a levantamentos epidemiológicos de prevalência que não são exatos. Além do que uma necropsia realizada por um veterinário pode vir a estabelecer diagnósticos que não se imaginavam, que as vezes por falta de sinais clínicos ante morte ou por sua interpretação errada, podendo camuflar um patógeno que possa continuar no ambiente e contaminar outros animais.
A necropsia permite avaliar a causa mortis da melhor forma, sendo através de exames virológicos, bacterianos, imprimt dos órgãos, citologia, analises macroscópicas entre outros.
É importante que a necropsia seja feita por um profissional treinado, o medico veterinário, e seja seguido uma técnica de excelência, onde se possa obter um sucesso no procedimento de necropsia.
É de suma importância que se tenha conhecimentos sobre as patologias que acometem os sistemas e também as alterações post-mortem, para não fechar um diagnóstico errado.
Para que o patologista possa chegar a um diagnóstico preciso, é importante que a coleta do material seja feita e armazena de forma correta para o envio ao laboratório.
Esse artigo fala da importância da necropsia ele é muito bom. Clique AQUI para visualizar o artigo.
Referências
Paulo vargas Peixoto, Claudio Barros. Pesquisa veterinária brasileira vol 18, 1998; Scielo - A importância da necropsia em medicina veterinária;
Nenhum comentário:
Postar um comentário